Sistemas Legados

Conhecimento e Manutenção de Sistemas Legados

Arqueologia, documentação e manutenção de sistemas legados com ferramenta própria de mapeamento de códigos-fonte, relacionamento entre programas e análise de impacto.

Os serviços prestados de gestão de sistemas legados visa liberar a equipe do cliente para executar e implantar inovações enquanto a Meta3 mantém funcionando os sistemas em produção.

A solução Meta3 – Application Inspector na atuação de Gestão de Sistemas Legados:

  • Identificação dos módulos reutilizáveis;
  • Identificação de módulos x arquivos (base de conhecimento);
  • Identificação de comandos impactados;
  • Integração com outros aplicativos (sob demanda);
  • Gestão conjunta de versões de módulos (sob demanda).

Principais Aspectos Funcionais do META3 – Aplication Inspector

O META3-AI® é uma ferramenta para gestão de sistemas legados e migrações de plataforma. Destaca-se pela sua simplicidade e abrangência, permitindo um extenso leque de resultados e informações extraídas do código-fonte analisado.

O META3-AI® gera o mapa de relacionamento entre os sistemas legados por intermédio da criação de um repositório único do conhecimento, fornecendo informações em relatórios para os analistas realizarem manutenções com facilidade.

Benefícios do META3-AI®:

  • Aumento da qualidade e assertividade das manutenções de sistemas legados – Os analistas têm à sua disposição consultas e relatórios que permitem realizar a análise de impacto das manutenções.
  • Independência de indivíduos – Estruturação e documentação de sistemas seguindo uma metodologia permite a equipe dar manutenção em um sistema que não conhece, evitando a dependência do colega que desenvolveu a solução. Situação vantajosa tanto para a organização quanto para o próprio analista que agora pode tirar suas férias tranquilamente.
  • Facilidade de manutenção – Com manutenções mais fáceis e rápidas, seguindo uma documentação e procedimentos lógicos, sobra mais tempo para desenvolver sistemas novos e pensar em soluções que agregam valor ao negócio da organização.
  • Aumento da Produtividade – Sistemas com documentação padronizada têm mais partes reutilizáveis. A reutilização evolui, naturalmente, para uma gestão de componentes que permite ganho de tempo na fase de testes e homologação. Esse ganho se reflete na maior rapidez de entrada em produção das manutenções e evoluções dos sistemas.

ANÁLISE DE IMPACTO

Através do META3-AI® será feita a Análise de Impacto das Manutenções e/ou Desenvolvimentos que se fizerem necessárias. Este trabalho é feito automaticamente pela ferramenta, sem sobrecarregar o Sistema que não seja execução de tarefas de processamento de dados. Como benefício adicional o META3-AI®, permite que esta tarefa possa ser executada quantas vezes se fizerem necessárias refinando o planejamento e levando a equipe trabalhar com informações bem próximas da realidade.

PONTOS POR FUNÇÃO

O META3-AI® possui módulo que permite o Cálculo de Pontos por Função, nos moldes estabelecidos pelo IFPUG, tanto para módulos existentes, como para novas implementações. Esta função agrega benefícios tais como: Cálculo de Custos de Serviços, Precificação para Clientes e Planejamento com base em métodos conceituados e aceitos mundialmente.

CÁLCULO DE COMPLEXIDADE DE PROGRAMAS – MÉTODO HALSTEAD:

Este módulo do META3-AI® permite extrair informações que geram benefícios tangíveis, principalmente, para as equipes de Arquitetura e Testes de uma Fábrica de Software. Dentre estes benefícios destacam-se:

  • Cálculo do Volume dos Programas (V): permite mensurar se há muitas funcionalidades dentro de um mesmo programa. Com esta informação os arquitetos dos projetos podem definir a separação de programas em módulos menores, menos complexos e específicos, facilitando a manutenção futura e a geração de componentes de software;
  • Densidade de Comentários (D): Cálculo de “Linhas Úteis” x “Comentários/Linhas em Branco”, que permite avaliar o tamanho de um programa, por meio de linhas de código, para mensuração de preço e prazo de conversão de linguagens;
  • Número de “Bugs” Estimados (B): Com base no tempo de implementação de um programa ou módulo, pode-se calcular a métrica esperada de erros (bugs), subsidiando a Equipe de Testes na criação dos seus Planos e Scripts de Testes.

BASE DE CONHECIMENTO

O Módulo Base de Conhecimento META3-AI® guarda e adiciona os termos mais comuns de uma linguagem e de um ou vários Clientes permitindo localizar imediatamente os comandos que deverão sofrer manutenção. Este processo reduz o esforço de programação em uma Fábrica de Software em números consideráveis criando ganhos de produtividade e eficiência.

DOCUMENTAÇÃO

O META3-AI® gera uma ampla documentação de Sistemas Legados, de forma intuitiva, arquivado em banco de dados relacional, gerando subsídios para elaboração de um plano de trabalho que, aplicado à Fábrica de Software evitará retrabalhos e permitirá ganhos de escala na produtividade dos serviços. A ferramenta permite os mais diversos relatórios de acordo com as necessidades de cada ambiente, inclusive detectar erros em manutenções já executadas reduzindo o desgaste com o Cliente.

KIT FÁBRICA DE SOFTWARE

O META3 AI® gera automaticamente um kit de rotinas que deverão sofrer modificações, criando uma sequência de execução dos serviços a serem implementados garantindo que não ficarão módulos essenciais esquecidos. Ao mesmo tempo, executa a gerência dos módulos mais utilizados, evitando que eles sofram mais de uma manutenção.

PLANEJAMENTO DOS TESTES

Por meio da documentação gerada pelo META3-AI®, pode-se fazer o planejamento dos Testes Integrados, utilizando-se a Árvore de Referência Cruzada para visualização dos módulos envolvidos (“chamadores” e “chamados”). Desta forma, pode-se executar o Plano de Testes de Sistema ou Módulos com um acerto de 100% de todos os sistemas e programas inter-relacionados.